José Luis Mayo Lebrija

No inicio José Luis Mayo estabelece um pequeno estúdio em Algete, em 1971, onde realiza pedidos de diversas procedências, e outros de maior envergadura como a imagem de Cristo crucificado da Paróquia de São Emilio em Madrid, Espanha.  Também trabalha na realização de imagens da Virgem com a Criança e outras séries de obras para outras paróquias.

Em pouco tempo estabelece um novo estúdio na localidade de Leganés, onde começa a realizar os primeiros modelos de figuras do Nascimento e pastores.

 

Como data principal, poderíamos dizer que 1983 foi a data em que conseguiu seu primeiro premio de figuras para presépio organizado pelo Governo de Madrid, Prefeitura de Madrid e Associação de Presepistas da mesma cidade.

1603900-1

O realismo no tratamento de suas figuras, tanto em seus rostos e atitudes, como no movimento, o interesse pelos detalhes, a busca por formas arqueológicas da época de Jesus de Nazaré, a etnografia quanto costumes, apaixonaram os presepistas.

A rápida aceitação das suas figuras provoca novos pedidos, aumentando a demanda das peças requerendo deste modo um maior espaço, o que o impulsiona a abrir um pequeno atelier, começando a contar com a colaboração de aprendizes.

José Luis Mayo, vai ampliando suas novas figuras em diversos tamanhos e produção em série, sem descuidar em nenhum momento sua faceta mais livre na execução de imagens de pedidos especiais conhecidas na Espanha como "Figuras a Palillo” .

Seu currículo profissional se ampliava de forma constante e por meio de suas criações a “Palillo” . As vezes faz uma nova figura para incorporar aos modelos de série quesão apresentadas anualmente.

O gosto em modelar as figuras, as atitudes realistas no tratamento das peças, o caráter historiográfico ao tentar refletir os personagens hebreus do século I D.C., a alta qualidade de acabamento na policromia, confirmavam os requisitos demandados pelos clientes.

O continuo crescimento, levou a investigação de novos materiais como a já estabelecida pasta cerâmica que proporciona melhor resultado na fidelidade do modelo e linhas mais puras quanto aos detalhes.

A policromia pretende ressaltar de forma contrastada os diversos elementos das peças. A decoração tenta basicamente recorrer a elementos característicos da indumentária hebréia.


conjuntolebrija

Conjunto argila policromada de autoria de José Luis Mayo Lebrija

© Celso Rosa 2017         amigosdopresepio@yahoo.com.br