Marolin


Depois que o muro de Berlin foi derrubado em 1989, Evelyn Forkel reestabeleceu a companhia que seu bisavô, Richard Mahr, fundou à um século atrás, e reassumiu a intrigada produção de figuras para presépios prenssadas em papier-mâché e pintadas a mão. Marolin, nome da companhia, mantem quase que o monopólio nas figuras de papier-mâché exportadas hoje para o mundo todo. Richard Mahr começou a produção das figuras em sua cozinha em 1900. As versões atuais de Maria, José e o menino Jesus são as mesmas das estatuas originais produzidas naquela época. Marolin prosperou até o começo da segunda gerra mundial, dali para frente a produção não era mais possivel. Entre 1945 e 1949, a arte renasceu, contatos foram  reestabelicidos e as figuras mais uma vez foram exportadas para Europa e Estados Unidos. Mas a renovada glória não poderia mais durar. Depois que a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental e Oriental em 1949, os negócios faliram. Stainach, cidade a poucos quilometros da fronteira com a Bavária, ficou no setor Russo, condenando a companhia à sua morte. Durante o comunismo, a qualidade dos produtos diminuiu e o custo da fabricação do papier-mâché não pôde ser mais financiado. Em 1972, a companhia foi desapropriada e nacionalizada.

Como parte de um grande conglomerado, Marolin passou a produzir brinquedos de plástico para o mercado leste Europeu. Após a unificação monetária no verão de 1990, os clientes do leste não puderam mais pagar os preços do produto devido ao alto valor da moeda corrente.

Os clientes do oeste eram raros, particularmente porque os brinquedos que a companhia produzia não atendiam as normas de segurança. Evelyn resolveu reativar a companhia, e ver se as figuras originais em papier-mâché poderiam ser vendiadas novamente. Entre seus primeiros clientes estavam colecionadores que tinham peças antigas e queriam adicionar peças novas. A receita para o papier-mâché, a qual todos pensavam ter sido destruida após a última figura ter sido feita em 1978, foi encontrada presa em uma porta na antiga fábrica. Haviam poucas pessoas com habilidade para fazer figuras e a pessoa que fazia os moldes já tinha morrido, portanto, a solução foi utilizar a antiga fórmula encontrada e os velhos moldes que foram recuperados. No começo os negócios eram poucos. Tanto na Alemanha quanto fora do país as pessoas ainda achavam que a qualidade dos produtos da parte Oriental eram inferior aos do lado Ocidental. Segundo Evelyn, eles tinham razões de sobra para desistir logo nos primeiros anos, mas não, eles resolveram mostrar ao mundo que seu produto era da mais alta qualidade. Hoje, Marolin exporta suas figuras para Europa, especialmente para regiões católicas como sul da Alemanha, Austria, Suiça e Itália, e aproximadamente 25% da produção para os Estados Unidos.


Presépio do Mosteiro de São Bento, Vinhedo - Imagens Marolin - coleção particular Celso Rosa


ruline80


Produção do Papier-Mâché


Se retornarmos aos meados do século XIX, vamos notar que a tradição de se fazer figuras com papier-mâché é mais antiga do que se imagina. Tanto no passado com agora cada fábrica tem sua própria fórmula que é mantida em segredo.

Conhecemos no entanto os ingredientes para a produção do papier-mâché ou talvez parte dos deles. Geralmente consistem de argila, cola vegetal e fibras de papel.

Figuras maiores que 12cm são feitas com o papier-mâché em estado liquido. O liquido é colocado em uma forma que absorve a água deixando somente uma camada consistente de papier-mâché no seu interior. A forma é aberta aproximadamente 6 horas após a colocação do liquido. Nesta fase são retiradas todas as arestas, imperfeições e com muito cuidade se faz qualquer retoque antes de levar a peça para o forno para secagem final.

Partes adicionais de uma figura podem ser feitas por outro processo conhecido como prensagem. Estas partes são geralmente afixidas à figura principal com o auxilio de arames.

Tão logo a figura esteja com sua forma final pronta, leva-se a mesma para o forno com uma temperatura aproximada em 70 graus centigrados para secagem.

Finalmente é na pintura que experientes artistas dão expressão e vida às figuras.


Apesar do video abaixo ser todo em Alemão, é interessante ver como se produzem as figuras em papier-machè Marolin.


© Celso Rosa 2017         amigosdopresepio@yahoo.com.br