Rua San Gregorio Armeno

San Gregorio Armeno: A rua onde o Presépio Reina

"Natale in Casa Cupiello". Esse é o nome de um famoso drama Napolitano.  Na peça, um mal sucedido cavalheiro concentra toda sua energia e entusiasmo no ritual de constriur presépios enquanto sua família "desmorona" ao seu redor. Cupiello mora em Nápoles, Itália, e gasta todo seu dinheiro em uma pequena rua chamada Via San Gregorio Armeno.

De caracteristica poética e artistica, a Via San Gregorio Armeno também tornou-se um importante simbolo religioso quando o arcebispo Agnello construiu na região a primeira basílica dedicada à São Genaro.  Outro monumento de importância religiosa na area é o monastério de San Gregorio Armeno.

Por anos esta rua tem mantido uma vitálidade que a diferência de outras ruas, não só pela importancia arquitetônica mas também porque é uma via de acesso entre a parte antiga da cidade, a praça conhecida como "San Gaetano", e às principais rodovias como a Via San Biagio dei Librai e a Via Tribunais. San Gregorio Armeno é uma via de importancia singular que tem sido utilizada por todos cidadãos Napolitanos antravés dos séculos.

Por essas e outras razões que sempre existiu nessa rua uma grande concentração de artesãos. Essa rua já foi o centro cultural de Napoles, onde famosos escultores e outros artistas tornaram igrejas e monumentos famosos. Alguns metros abaixo, próximo a San Domenico Maggiore, tem uma placa que indica a casa de Francesco de Sanctis. Também na vizinhança esta o Palácio Filomarino, casa de Benedetto Croce.  Na casa de Michele Tenore, constução de aproximadamente 200 anos, encontramos ativa uma refinada escola de esculturas napolitana e restaurações.


Ainda hoje podemos encontrar nessa rua descendentes de nomes famosos como Ferrigno, Giannotti e Maddaloni, seguindo a tradição dos seus antepassados na produção de figuras de presépio em terracotta.

São estimados mais de 300.000 itens relacionados a presépio, entre figuras e acessórios, que são vendidos nas semanas que precedem o Natal. Muitas figuras são pequenas obras de arte e os preços podem variar de aproximadamente US$ 1.00 até mais de US$ 500.00 cada. As figuras mais refinadas podem levar de três a quatro dias para serem completadas.

Se você estiver planejando uma viagem para a Itália, não deixe de incluir uma parada na Via San Gregorio Armeno.

Marcio Cavalca escolhendo novas figuras para seu presépio.


© Celso Rosa 2017         amigosdopresepio@yahoo.com.br